Porque muitos são chamados,

mas poucos escolhidos.
 

 

Mateus 22:14

 

 

 

 

 

 

 

 

IBRAK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                           Pastor José Marcos Durão

 

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Mateus 22:14

 

 

João 15

16 “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi

 

 

Quem são os chamados e quem são os escolhidos?

 

** Entendo  que os “muitos chamados” são aqueles que de alguma forma são convidados ao arrependimento de seus pecados e a conversão de sua vida, e os “poucos escolhidos” são aqueles que verdadeiramente entenderam e aceitaram tal metamorfose relacionada a esse convite.

 

Vemos que a parábola, é visivelmente dividida em três aspectos esclarecedor á nosso entendimento, vejamos:

 

Mateus 22:1-13

 

“Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:


a) O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.


b)  Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.


c) E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com “veste de núpcias”.
E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
Disse, então, o rei aos servos:

 

Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”
 

Parte a =  Os convidados oficiais eram os Judeus, o povo de Israel

 

Deuteronômio 14

2 Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.
 

** Vemos que o Senhor tinha um povo selecionado, escolhido, com nome, endereço, identidade, não era qualquer um, mas sim os descendentes da promessa que havia feito a Abraão “De ti farei uma grande nação “  desse povo, o Senhor planejava voltar o projeto original da criação Dele, ou seja, mesmo de posse do arbítrio, feitos para louvar a Ele, pois foi criado para o louvar!

 

Com tantas desobediência, tantos altos e baixos, crença e descrença, rejeições e desprezos, a situação começou tomar novo rumo!

 

Vejamos....


João 1

11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

 

** E ainda no velho testamento vem nosso Deus com as mais belas declarações de planos de salvação estendido para “todos os confia s da terra”


 

Parte b) = O convite chegou aos gentios

Isaías 45:

22 “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”.

 

 Este versículo diz: “todos os confins da terra”. Deus estendeu o plano de salvação tanto aos judeus como aos gentios, que estão presentes até os confins da terra.

                                         

Ou seja, a salvação aos gentios que já fazia parte do plano de Deus, começa a ficar explícita nas escrituras;

Isaías 65:

1 “Tornei-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado daqueles que não me buscavam. A uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui”.

 

** Meu Deus, que versículo hem...

 

Para firmar que o convite chegou a todos

 

Marcos 16:15-16

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”

** Nesta parábola, após o convite ser feito e refeito ao povo citado acima como selecionado, com endereço certo, após toda rejeição que houve, o convite foi estendido a todos quanto encontrassem, bons, ruins, bonitos, feios, todos...

 

Isso não significa que todos convidados aceitaram tal convite, porém a casa nupcial foi cheia de tudo quanto é tipo de pessoas, e todos participavam, todos tinham o mesmo direito dentro do salão nupcial, afinal de contas haviam sidos convidado (chamados), mas certa hora entrou o rei e reparou que certo convidado não dava á devida honra ao filho (noivo), não trajava as vestes nupciais, não havia se preocupado em se preparar para o momento, e em tal situação, não permanece na presença do grande Rei!

 

 

Parte c) = Dia do juízo (julgamento final)

 

Mateus 22

13 Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

 

 

Marcos 9:

44 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
 


Mateus 25

41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

_____________________________________________________________________

 

 

Analisamos o grande convite (chamado) em outros versículos:

 

Mateus 11

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

 

 

João 3

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

Marcos 16

15 Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas não aquele que crer será condenado.

 

 

** Existem particularidades!!!, alguns (5) foram escolhidos ainda no ventre da mamãe, são eles:

Sansão

 

Juizes 13: 2 – 5

E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.
E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.
Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.
Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.

Profeta Isaias

 

Isaias 49

1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me escolheu desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome o Senhor Yahweh.

 

 

Profeta Jeremias

 

Jeremias 1

5 Antes que te formasse no ventre eu te escolhi, e antes que saísses da madre, te santifiquei; e às nações te dei por profeta.

 

Profeta João Batista

 

Lucas 1: 5-15

Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,
Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.
E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
 

Apóstolo Paulo

 

Galatas 1

5 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me escolheu, e me separou por sua graça.
 

______________________________________________________________________

** Tenho ousadia no Espírito Santo de Deus em dizer que:

Muitos são chamados, porem, nem todos os chamados aceitam comparecer;

Dentre os que comparecem (ainda muitos), poucos são os escolhidos! Exemplificamos da seguinte maneira: Saiamos e convidamos todos quantos encontramos em nossa frente, todos..., bons ruins, brancos, negros, amarelos, pardos, ricos e pobres, etc..., dentre todos esses convidados , muitos rejeitarão, porem muitos virão, dentre os muitos que virão, alguns serão selecionados, ou seja, escolhidos, como assim:

 

Por nós, para liderar um departamento na igreja, para ser um obreiro quando houver boa vontade da parte dele, para ser um levita da casa do Senhor e algumas vezes até para o ministério da igreja!

Outro exemplo:

 

Por Deus, para ser um pregador da Palavra, um profeta, um evangelista, um pastor, ou seja, pessoas realmente escolhidas, selecionadas, mas vai aqui alguns exemplos clássicos que mesmo sendo um dentre os escolhidos, não significa ter no passa porte:

GARANTIDO COMO SALVO” pois vemos na Palavra:

 

Mateus 7

22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

** Há, mas isso não significa que faziam parte dos escolhidos, esses simplesmente faziam parte dos muitos chamados...

 

Voltamos então para

 João 15

16 “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi

 

Lucas 6

13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e “escolheu doze deles”, a quem também deu o nome de apóstolos:
 

14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
 

15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
 

16 E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

**Sei bem que Deus sabe de todas as coisas, e já sabia sobre tudo que aconteceria com Judas Iscartiotes, mas temos aqui uma grande prova: “podes ser sim um dos escolhidos, porem, quer ser salvo? Permaneça firme, mantenha as vestes puras, ame á Deus sobre todas as coisas, ame seu irmão, viva a justiça da parte do Senhor.

I João 3, 10 - Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é filho de Deus.”
 

** Observe também:

(Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida)

 

Apocalipse 2

10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

 

Para os escolhidos

 

Permanecei em mim, como eu permaneço em vós’ (Jo 15,4)”

 

Romanos 8

33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
 

34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
 

35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
 

36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
 

37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
 

38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
 

39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
                                                                                                                                                                                                                                                                .                                                                                                           

                                                                                                              Pastor José Marcos Durão