INFERNO EXISTE?

 

 

IBRAK

 

 

TEMA: INFERNO

 

 

 

 

 

 

TÓPICOS:

 

*INFERNO EXISTE?

*ONDE FICA O INFERNO?

*QUEM VAI PARA O INFERNO?

*QUANDO SE VAI AO INFERNO?

*DÁ PARA ESCAPAR DO INFERNO?

*EXISTE FOGO NO INFERNO?

*O DIABO ESTÁ NO INFERNO?

*O INFERNO É ETERNO?

 

                                                                                             

 

                                                                                                           

                                                                                                                  PASTOR JOSÉ MARCOS DURÃO

 

 

 

 

Jr 7, 30 Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o Senhor; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la.

31 E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.

 

*INFERNO EXISTE?

Nas línguas originais da Bíblia, não existe a palavra inferno; existem quatro palavras que ao ser realizado a tradução para o Latín, ganharam esse pronome, infernum (tradução Latina) e na língua Portuguesa, inferno; tais palavras são Seol (palavra em Hebraico), Hades (mesmo significado, porem em Grego), Geena e Tártaro. Infelizmente em nossa tradução se usa indistintamente a palavra inferno para as quatro palavras, sendo que Geena, tem um significado diferenciado das outras três palavras, Hades e Seol tem o mesmo significado, e Tartaro, um outro totalmente distinto.

 

 Geena é um lugar comparado ao lago de fogo e enxofre onde serão lançados os que não forem salvos após o juízo final do grande Trono Branco, e esse lugar não foi preparado para os homens e sim para o Diabo e seus anjos. Deus não destinou o homem para a perdição, mas este, caindo em pecado e não aceitando a graça salvadora que enviou Cristo até a cruz para nos remir, será lançado no lago de fogo que arderá eternamente, junto com os anjos caídos, a besta, o anti-cristo e o diabo.

O Hades, Seol (Mateus 11.23 no grego) não é tanto um lugar físico como a designação do estado da alma após a morte. É o mundo invisível dos espíritos dos que morreram. Um estado intermediário entre a vida e a ressurreição, (para os salvos) ou o juízo, (para os que perecem). O ladrão na cruz ouviu a promessa do Senhor: "...ainda hoje estarás comigo no paraíso." Seu corpo não foi ressuscitado, e não o será até o arrebatamento, como lemos em 1 Tessalonicenses 4.16, mas a sua alma estava já desfrutando do gozo da presença de Cristo. Assim é com os que morrem "em Cristo"; salvos! O rico de Lucas 16 declara estar atormentado na chama (vers. 24). Mas lemos em Apocalipse 20.13,14 que "...deu o inferno (no original, Hades) os mortos que nele havia, e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno (hades) foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte".

A segunda morte é o estado final e eterno em que ficarão os que perecem, para toda a eternidade. Não há retorno; não há consolo; não há a menor esperança de alívio. Não há luz nem entendimento. Não há nada que possa esconder o homem de seu pecado, e todos os seus sentidos estarão em atividade, fazendo‑o sofrer. Repare como o rico em Lucas 16 sentia sede e pesar por seus irmãos, podendo ainda falar, ouvir, etc. Mas havia um grande abismo que o separava do consolo de Lázaro.

Os que morrem vão para o hades, mas aguardam o juízo final em um estado consciente de tormento. Somente após o Trono Branco (Apocalipse. 20) é que serão lançados no lago de fogo propriamente dito, que será muito maior em sofrimento do que o experimentado no Hades. Da mesma forma, os que morrem em Cristo, vão à Sua bendita presença, como Paulo disse, "...partir (morrer) e estar com Cristo" (Fl 1.3). Mas no arrebatamento, que será antes da tribulação, os que morreram em Cristo serão ressuscitados dentre os mortos, como Cristo, cujo corpo ficou sepultado três dias e três noites, mas disse ao ladrão, "ainda HOJE estarás comigo no paraíso". Cristo é as primícias dos que dormem, (1 Coríntios 15.20) ou seja, Ele ressuscitou primeiro, e nós seremos igualmente ressuscitados pelo mesmo poder que O ressuscitou. Passaremos por uma mesma experiência (1 Coríntios 15.23). O estado do crente após a sua morte, é de gozo, mas não é igual ao estado que ele estará após a ressurreição, que se dará, para os salvos, no arrebatamento; Cremos então segundo a parábola que o Hades ou Seol é um lugar invisível ao nossos olhos, com dois compartimentos e um abismo separando um do outro, sendo que um compartimento é para os Salvos, o inicio do descanso Eterno e o outro para os não salvos, o inicio do sofrimento Eterno.

 

Tártaro significa escuro abismo ou prisão escura

 

*  ONDE FICA O INFERNO?

 

HADES (SEOL) E TARTARO FICA NAS REGIOES CELESTIAIS

GEENA NA TERRA

 

 

Inferno é um termo usado por diferentes religiõesmitologias e filosofias, representando a morada dos mortos, ou lugar de grande sofrimento e de condenação.

A origem do termo é latinainfernum,

Significado: "as profundezas"  "mundo inferior" ou “lugares baixos”.

Na Bíblia latina, a palavra é usada para representar o termos:

Seol” = sinônimo de sepultura, ou lugar de silêncio dos mortos.

SEOL aparece 66 vezes no Antigo Testamento:

 

 

“As Sessenta e Seis Ocorrências de Seol – Seol ocorre 66 vezes na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, a saber, em Gên. 37:35; 42:38; 44:29-31; Núm. 16:30-33; De. 32:22; 1Sa. 2:6; 2Sa. 22:6; 1Rs. 2:6-9; Jó 7:9; 11:8; 14:13; 17:13-16; 21:13; 24:19; 26:6; Sal 6:5; 9:17; 16:10; 18:5; 30:3; 31:17; 49:14,15; 55:15; 86:13; 88:3; 89:48; 116:3; 139:8; 141:7; Pr. 1:12; 5:5; 7:27; 9:18; 15:11,24; 23:14; 27:20; 30:16; Ec. 9:10; Can.8:6; Is. 5:14; 7;11, 14:9,11,15; 28:15,18; 38:10,18; 57:9; Ez. 31:15,16,17; 32:21,27; Os. 13:14,14; Am. 9:2; Jon. 2:2: Heb 2:5”.

 

 

 “Hades” = o que não é visto, lugar de onde não se vê, por isso é sinônimo de sepultura, habitação dos mortos 

É usada apenas 10 vezes no Novo Testamento, Mat. 11:23; 16:18; Luc. 16:23; Atos 2:27, 31; Apoc. 1:18; 6:8; 20:13, 14 (I Cor. 15:55).

"Geena" se encontra nas seguintes 12 passagens: Mat. 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33; Mar. 9:43, 45, 47; Luc. 12:5; Tiago 3:6.

 

Geena vem do vocábulo hebraico Ge Hinom ou Ge ben Hinom – Vale de Hinom ou Vale do filho de Hinom. Neste vale havia uma elevação denominada Tofete, onde ímpios queimavam seus próprios filhos. Os mortos de guerras, eram lançados ali durante muitos e muitos anos!

Este vale se situava a sudeste de Jerusalém; neste local, antes da conquista de Canaã pelos filhos de Israel, cananitas ofereciam sacrifícios humanos ao deus Moloque. Posteriormente, judeus apostatados continuaram com esta prática nefanda e abominável, como nos relata II Crônicas 28:3

“Também queimou incenso no vale de Hinom, e queimou a seus próprios filhos no fogo, segundo as abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.”

 

 

* Apostolo Paulo usava a palavra yanate (morte) para não confundiar a cabeça de seus ouvintes e leitores; se não fosse assim, teria-mos pelo menos mais 60 vezes a palavra inferno em nossa versão da Biblia.

Hoje em dia, nas melhores traduções da Bíblia, inclusive na Versão de Almeida Revista e Atualizada, o termo inferno já está sendo substituído por morte.

 

 

* QUEM VAI PARA O HADES (SEOL) “INFERNO”

TODOS QUE PASSAREM PELA MORTE

Seja ele salvo, indo para o seio do Pai Abraão (Paraiso) como no exemplo da parábola do rico e do Lazaro, ou sendo ele para o lugar de Tormento como exemplificado na mesma parábola; Lembrando que há um abismo mui profundo separando um compartimento do outro tirando assim toda possibilidade de se transferir de um para o outro lado. Vemos que o lugar é um separado em dois pelo abismo pelo próprio modo que esta escrito “E no inferno (Hades), ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio”; Não usou binoculo, não usou luneta, não usou ferramenta alguma para lhe auxiliar, apenas, ergueu os olhos;

Portanto, é óbvio que "Hades" (Seol) tem dois lados (compartimentos): um lado que é chamado o "Tormento", um outro lado que é chamado o "Paraíso". Lucas 16:19-31. Entre os dois lados tem um grande abismo que está posto, de sorte que os que quisessem passar de um lado para outro não poderiam. Esse lugar de Tormento é onde os perdidos estão sofrendo a ira de Deus agora. Eles ficarão lá até o Grande Trono Branco quando serão julgados por Deus e lançados no Lago de Fogo para a toda eternidade.

Segue exemplos

LUGAR PREPARADO PARA OS IMPIOS (MORTOS)

sl 9, 17 Os ímpios serão lançados no Seol, e todas as nações que se esquecem de Deus.

LUGAR PREPARADO PARA OS SANTOS  (MORTOS)

Gn 37, 35 E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Seol. Assim o chorou seu pai.

 Jó diz “Oxala me escondera no seol Jó 14,13

Davi diz “ Se eu fizer minha cama no inferno (seol), ali tu esta tambem sl 139, 8

 

 

Á Parabola

 

Lucas 16:19-24

 

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

 

 

HADES COMO PROFUNDESAS “LUGAR DE DESESPERO” (VIVOS)

 

*JONAS

1 E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe;

2 e disse: Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz.

 

* DÁ ´PARA ESCAPAR DO INFERNO?
SÓ OS QUE FOREM ARREBATADOS NA VINDA DO SENHOR NAS NUVENS

 

"Tártaro"= A palavra grega “tártaro” ocorre somente uma vez no Novo Testamento. Encontra-se em II Pedro 2:4 e diz o seguinte:

 

“Ora, se Deus não poupou a anjos quando pecaram, antes precipitando-os no inferno (tártaro no original) os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.”

 

A palavra tártaro, usada por Pedro vem da palavra “Tartarus”, usada na mitologia grega, com nome de um escuro abismo ou prisão; porém, a palavra tártaro, parece referir-se melhor a um ato do que a um lugar. A queda dos anjos que pecaram foi do posto de honra e dignidade à desonra e condenação; portanto a idéia parece ser: Deus não poupou aos anjos que pecaram, mas os rebaixou e os entregou a cadeias de trevas. Não existe nenhuma idéia de fogo ou tormento nesta palavra, ela simplesmente declara que estes anjos estão reservados para um julgamento futuro.

 

* EXISTE FOGO NO INFERNO?

No geena sim

 

*O DIABO ESTÁ NO INFERNO?

Nas regiões celestiais

NÃO  Ef 6,

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

 

 

- O DIABO TINHA PODER DE LANÇAR ALGUEM NO HADES (EM SOFRIMENTO)

- TINHA PODER DE VIR A TERRA E TENTAR PESSOALMENTE, TANTO É QUE TENTOU JESUS NO DESERTO!

Lucas 12 
4 Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. 
5 Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei. 

 

O QUE VEIO PARA ROUBAR, MATAR E DESTRUIR

 

- JESUS TOMOU ESSE PODER DO DIABO EM SUA MORTE

 

Quando a Bíblia fala que Jesus foi ao inferno (hades) e tomou a chaves (poder, autoridade), bem, quem tem as chaves de qualquer coisa tem o controle, como é o caso do carcereiro, que pode abrir ou trancar alguém na cela. Sempre foi assim, e o mesmo vale para as coisas de Deus. Somente Cristo conquistou ou venceu a morte e saiu da sepultura ressuscitado, subindo ao céu glorificado. Mais ninguém até agora experimentou isso. Somente ele pode determinar quem entra na morte e no Hades, e mais tarde no "lago de fogo", e somente ele possui as chaves. Ele é quem tem autoridade sobre a morte e sobre o destino dos mortos, mais ninguém.

 

 

* O INFERNO É ETERNO

SEOL (HADES) E TARTARO NÃO


O Hades,(seol) e Tartaro será lançado no Lago de Fogo (geena) (Ap 20.14). Note que no Lago de Fogo os seus ocupantes estão CONSCIENTES e sofrendo para sempre: (aionios)

Apocalipse 20 
10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. 

Apocalipse 20 
15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. 



GEENA (Lc 12.4,5): Das 11 vezes que esta palavra ocorre no Novo Testamento, 6 estão associadas à presença de fogo. Em todas as 11 ocorrências, o contexto é definitivamente de perdição, onde o corpo do perdido não será aniquilado, mas de alguma maneira será atormentado. Segundo o texto de Lc 12.4,5, existe algo muito pior do que ser aniquilado, reservado para os que não forem salvos por Cristo Jesus: 


Jesus Cristo falou mais do inferno do que do céu, e nos informou que o inferno é uma fornalha de fogo”GEENA” (Mt 13.49 Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos,

50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.)

 

 um lugar preparado para Satanás e os demônios “(GEENA)” (Mt 25.41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos). 

Jesus insistiu no fato do inferno ser eterno, porem, quando se fala do lago de fogo e enxofre, não do seol ou hades

 

A palavra grega aionios, que traduzida é "aquilo que não tem fim"

 

*Foi usada para descrever a vida eterna em Jo 3.16,

 

*Foi usada por Cristo para descrever a duração do inferno (GEENA) em (Mt 18 8 Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno.)

 

*Por João em (Ap 14.11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome). 

Aionios não tem um significado duplo. Se ela quer dizer que Deus é eterno, e que o salvo por Cristo recebe a vida eterna, significa que o lago de fogo (GEENA) também é eterno para o que receber a condenação eterna, que estará neste lugar para sempre. (Is 66 24 E sairão, e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne.)
 

 

 

Conclusão

Os problemas relacionados com a palavra inferno se desfazem como bolhas de sabão, quando conhecemos bem o significado correto dos termos sheol, hades, geena e tártaro, que jamais poderiam ser traduzidos pela nossa palavra inferno por ter uma conotação totalmente diferente do que é expresso por aqueles vocábulos.

 

A palavra inferno foi usada pelos tradutores por influências pagãs e por preconceitos enraizados na mente de muitos, mas totalmente estranhos ao texto sagrado.

 

De acordo com a Bíblia todos os que morrem, quer sejam bons, quer sejam maus descem á sepultura, ao lugar do esquecimento e ali esperam até o dia da ressurreição quando então receberão a recompensa. Apoc. 22:14.

 

Muitas das traduções modernas da Bíblia, mais fiéis aos originais hebraico e grego, preferem manter estas palavras transliteradas, por expressarem melhor o que elas significam.

As palavras sheol em hebraico e hades em grego eram usadas para sepultura, não trazendo nenhum sentido de sofrimento e castigo eterno.

 

Geena apenas figurativamente foi usada por Jesus como um símbolo das chamas destruidoras dos últimos dias por causa do envolvimento da palavra nos acontecimentos anteriormente descritos.

 

 

 

Que o Senhor nosso Deus continue nos Abençoando a cada dia.

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                               Pastor José Marcos Durão