JOGUE PARA FORA

TUDO QUE

TE ATRAPALHA

 

HEBREUS 12, 1

 

 

 

 

 

 

IBRAK

 

 

 

 

 

PASTOR JOSÉ MARCOS DURÃO

 

Hebreus 12

1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande multidão de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

 

** O ser humano é dado a juntar coisas, armazenar velharias, coisas que talvez nunca será usada até mesmo por quem faz questão de guardar! No geral temos um cantinho da quinquilharias, bugigangas, materiais descartáveis (lixo) e num modo geral, só acumula sujeira, ratos, mal cheiro, tomando espaço desnecessariamente.

 

Sugerindo que nossa vida segue como um barco, tudo isso serve para fazer peso e não nos leva a lugar algum, pelo contrario, dependendo da situação pode nos trazer transtornos, causar excesso de peso, excesso de bagagem, ou seja, estamos amontoando brasas sobre nossa cabeça, e essa “porcaria” lá na frente pode vir a esquentar!

 

**Senhora dona de casa, não ajunte, nem deixe seus familhares ajuntar mais tranqueiras do que já tem em sua casa.

 

Um bom exemplo aos homens...

Todos que tem seu veiculo sabe bem que, quanto mais pesado estiver o veiculo, mais vamos ter de pisar no acelerador para o mesmo andar, ou seja, gasto maior de combustível, da mesma forma vamos forçar mais o pedal de freio para parar o veiculo, porque está com peso excessivo, desnecessário a bordo, é certo que vamos gastar com as peças de freio antes do tempo previsto pelos fabricantes do veiculo; O prejuízo veio em duas etapas: maior gasto de combustível e maior desgaste dos freios!

 

** Vida Espiritual...

Infelizmente, há pessoas fazendo parte do Reino de Deus que estão amontoando, acumulando, ajuntando bagagens desnecessária durante a caminhada Cristã.

 

A Palavra nos diz que a porta é estreita, e o caminho apertado

Mateus 7

13 Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

      - outra passagem:

Lucas 13

23 Alguém lhe perguntou: "Senhor, serão poucos os salvos? " Ele lhes disse:
24 Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.
 

** Sabendo disso, porque continuamos acumulando bagagens desnecessária?

- Vamos á alguns exemplos:

 

Na maioria das vezes, a “culpa é do inimigo” e o convite hoje é para jogar bagagens desnecessária para fora, vamos lá!

 

Exemplos:

 

- Sou dodói

- Sou sempre a vítima

- Tenho que ser o centro das atenções

- Inveja

- Orgulho

- Más lembranças

- Rancores

- Magoas

- Tristezas

- Problemas dos outros

- **O meu querer

- A frescura

- O velho costume de culpar o inimigo

 

Entre tantos exemplos, creio que um dos piores encontra-se no resumo de todos citados acima, o famoso “EGOCENTRISMO” ou seja:

 

- Tem que ser do meu jeito

- Ou faz como eu quero, ou estou fóra

- Importa que eu apareça

 

E nada de ouvir o que Deus fala através de um dos seus escolhidos!!!

 

 

** Um dia, Paulo aconselhou aos comandantes que não deveriam prosseguir a viagem para a Itália...

Atos 27, 10 Senhores, vejo que a nossa viagem será desastrosa e acarretará grande prejuízo para o navio, para a carga e também para as nossas vidas.

** Porem não lhe deram ouvidos...

13 Começando a soprar suavemente o vento sul, eles pensaram que haviam obtido o que desejavam; por isso levantaram âncoras e foram navegando ao longo da costa de Creta.
 

14 Pouco tempo depois, desencadeou-se da ilha um vento muito forte, chamado Nordeste.
 

15 O navio foi arrastado pela tempestade, sem poder resistir ao vento; assim, cessamos as manobras e ficamos à deriva.

18 No dia seguinte, sendo violentamente castigados pela tempestade,

começaram a lançar fora a carga.
 

19 No terceiro dia, lançaram fora, com as próprias mãos, a armação do navio.
 

20 Não aparecendo nem sol nem estrelas por muitos dias, e continuando a abater-se sobre nós grande tempestade, finalmente perdemos toda a esperança de salvamento.

** Resumindo: “A palavra vem, mas não damos ouvido, tem que prevalecer a nossa vontade, o nosso querer, o meu “eu” tem que se sobre sair... Jajá,  ou logo ali na frente, as consequências vem e normalmente traz com sigo grandes prejuízos!

 

 

**Um exemplo clássico dessa situação:

 

 

Nosso amigo Jonas...

 

Jonas 1

 

1 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
 

2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
 

3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.

 

 

** vemos claro aqui novamente o exemplo citado a cima: O meu querer, a minha vontade, o meu jeitão, o meu “eu” sobre saindo, mas como já disse: logo vem a consequência, e normalmente traz consigo enormes prejuízos, vejamos:


 

4 Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
 

5 Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
 

6 E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.
 

7 E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
 

8 Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
 

9 E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
 

 

** Ou seja, eu sei que a culpa é minha, eu sei que estou agindo errado, sei que estou em desobediência, “já aprendi como fazer, já ouvi como devo proceder, porem não estava como eu desejava, não estava de acordo com que eu achava correto, sei também que todo esse vendaval que insiste em continuar, é porque eu sei fazer a coisa certa, mas não faço, assumo que tenho ódio da melhor ideia não ter sido apresentada por mim e uma pessoa da minha estirpe não se dobra diante de algo bom, ideias preciosas que não tenha saído de meu acervo pessoal”!!!

 

Se eu olhar na relação de coisas que devo jogar fora de minha vida encontrarei esses predicados acima

 

 

** continuando:

 

10 Então estes homens se enche-ram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
 

11 E disseram-lhe: “Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme”? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
 

 

** O reconhecimento de que: deve-se jogar fora, aquilo que atrapalha...

 

12 E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
 

     - Obs: Nesse próximo versículo, observaremos que, quando o Senhor toma a situação para sí, todo esforço humano se torna inútil para mudar a determinação Dele.

 

13 “Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles”.
 

14 Então clamaram ao Senhor, e disseram: Ah, Senhor! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.
 

15 E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.
 

16 Temeram, pois, estes homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifício ao Senhor, e fizeram votos.
 

** Como Deus é amor, misericordioso, longânimo, preparou para Jonas uma segunda oportunidade, porem não deixou de tratar,e da maneira que lhe aprouve!

 

17 Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
_______________________________________________________________________

 

Aprendemos oque com essas passagens?

 

** Na vida  pessoal...

precisamos fazer uma bela faxina em nossa vida, em nosso ser, em nosso coração e principalmente em nossa alma, em nosso espirito, pois a Palavra diz “Examine-se o homem a sí mesmo” ou seja, tem alguma coisa á mais aí, pesando, causando desavenças em meu ser? Vou jogar fora, pois está atrapalhando a minha vida em meu particular, em meu trabalho, em minha casa, em minha família, ou até mesmo na igreja.

 

** Na obra do Senhor...

Pedimos, clamamos, imploramos ao Senhor para Ele segurar bem firme e não deixar escapar nenhum de nós de suas poderosas e potentes mãos, e Ele tem nos ouvido e nos atendido e,  não vamos andar na contra mão! Porem a Palavra hoje vem abrasando nossos corações dizendo:

 

- A OBRA É MINHA

- A IGREJA É MINHA

- O DEPARTAMENTO É MEU

- NÃO TENHA MEDO DO MEU TRABALHAR!

 

** Ai me coloco diante da situação dos viajantes daquele navio junto ao seu comandante, vejamos:

 

Poderia de imediato ter identificado o problema (Jonas) lançando-o para fora, mas, antes disso, lançaram para fora as bagagens de pessoas que não tinha nada a vê com tal situação e isso causou grandes prejuízos a muitos do navio; ou seja, O Senhor fala:

 

- Liderança, trabalhe com quem quer trabalhar

- Dirigentes, de oportunidade para aquele que tem anseio em fazer a obra

 

** E nós insistimos: Senhor, amamos a todos, queremos vê o bem de todos, achamos que estão todos engajados em um só Espirito, todos devem ter a mesma oportunidade!

 

Aprendo hoje que, para o navio fluir em seu curso natural, temos que observar á cada dia as Escrituras, deixar o Senhor trabalhar com aquele que está sendo “peso morto” na embarcação!  Aprendo também que devemos dar valor a tudo que Deus nos dá, inclusive á oportunidade de estar fazendo parte, lembra-se da parábola das bodas, havia um que não deu o devido valor, não se preocupou se quer com as vestes, vejamos: 

Mateus 22

11 "Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial.
12 E lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial? ’ O homem emudeceu.
13 "Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.
14 "Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos".

**Nossa responsabilidade está em  tratar a obra de Deus com temor e todo respeito, partilhando e multiplicando as Bençãos através de testemunhos para o bem de muitos, porem já sabemos que não é para todos, pois a Palavra diz:

 

Mateus 7

6 "Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão".

Se não querem fazer, não querem participar, já tentamos, fizemos a nossa parte, hoje o Senhor vem e diz:

   - Deixa sair!!!

   - Mas nós clamamos, segura firme Senhor, não deixa que saia!!!

Com tal situação, vamos amargando prejuízos, humilhações, sofrimentos, tempestades sobre tempestades e, “toma culpa no inimigo”, então me lembro das orações do Pastor Gilberto: “Senhor, nos livra de nós mesmo” e começo a entender:

“O que atrapalha deve ser lançado fora do navio”

 

Quando temos o Senhor no comando de nossas vidas, Ele prepara o escape, foi assim com nosso amigo citado acima, façamos a nossa parte, porque a parte “Dele” Ele já tem preparada e com certeza, da maneira que surpreendeu a todos, primeiramente tratando, e depois dando o escape á Jonas como vimos na leitura!

 

 

 

JOGUE PARA FORA, TUDO QUE TE ATRAPALHA

 

 

 

PASTOR JOSÉ MARCOS DURÃO