17/10/2018 19:12

COM A MEDIDA QUE MEDIR SERÁS MEDIDO

COM A MEDIDA QUE MEDIR,

SERÁS MEDIDO

LUCAS 6, 38

 

 

IBRAK

                                                                                                  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                    PASTOR JOSÉ MARCOS DURÃO

** Porque temos a mania de julgar?...

 

                    - Porque será que não nos dedicamos o suficiente nos estudos a fim de nos formarmos em um ótimo advogado, ir nos graduando, buscando concursos até um dia alcançar a cobiçada posição de um Juiz, ai então será a nossa função, julgar, examinar, absolver, condenar...

 

Difícil né, demorado, dá trabalho.

 

** A Palavra do Senhor é mui clara que temos um advogado no céu; Jesus Cristo o Justo,

I João 2

1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

 

...sabemos também que um dia, Ele vem como Juiz

João 5

22  E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;


...Tambem  que todos os joelhos se dobrarão e que todas as línguas confessarão

Filipenses 2

10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,


11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Romanos 14

11 Porque está escrito:'Por mim mesmo jurei',diz o Senhor,'

diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus' ".

 

...Ou seja, está claro que não cabe a nós tal papel, julgar nosso semelhante, nosso próximo, nosso irmão, mas infelizmente parece que faz parte da índole, do caráter do ser humano esse horrível costume, mas há consequências, lembra da lei da semeadura?

 

Galatas 6

7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”

 

... Pois diz também que, com a medida que medir, seremos medido (veremos a seguir), não julgues porque serás julgado (veremos a seguir) ou seja, são muitos exemplos que a Palavra nos dá para fazer a nossa parte que é amar a Deus sobre todas as coisas e a nosso irmão (próximo) como a nós mesmo, e o que passar disso não procede ou não cabe a nós; A Palavra é rica em exemplos,

vejamos:

 

Salmos 18

25 Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;
26 Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
 

 

Jeremias 51

24 Perante vossos olhos atônitos retribuirei à Babilônia e a todos os que vivem nas terras dos babilônios toda a malignidade que cometeram em Sião!”, garante Yahweh.

 

Obadias 1

15 Eis, portanto, que o Dia de Yahweh está muito próximo! E esse Dia vem sobre todas as nações! Como fizeste ao teu próximo, assim se fará contigo; o teu feito retornará sobre a tua própria cabeça!

 

Lucas 6

38 Dai sempre, e recebereis sobre o vosso colo uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante; generosamente vos darão. Portanto, à medida que usares para medir o teu próximo, essa mesma será usada para vos medir.

 


II Corintios 9

6 Lembrai-vos: “aquele que pouco semeia, igualmente, colherá pouco, mas aquele que semeia com generosidade, da mesma forma colherá com fartura”.

 

 

II Tessalonicenses 1  
6 Se de fato, és justo diante de Deus que ele retribua com aflições os que vos causam tribulações!

 

 

Tiago 2
13 pois será exercido um juízo sem misericórdia sobre quem também não usou de misericordia.

 

 

Apocalipse 18
6 Agora, portanto, dai-lhe em retribuição a mesma moeda investida por ela, e mais, pagai-lhe em dobro por tudo o que fez; no cálice em que misturou bebidas fortes, misturai, pois, para ela, uma porção dobrada do seu próprio licor.

 

 

Marcos4, 24

25 "Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará. Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado"

** Para entrar no assunto,  quero em primeiro lugar colocar esses versículos de Isaias onde nos mostra três coisas no verso 9,  que precisamos tirar de nossas vidas:

 

Isaias-58
9“Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti: o jugoo estender do dedo, e o falar iniquamente;

 

...O estender do dedo significa, apontar o dedo, acusar seu dedo para acusar, julgar alguém; Observe agora o tanto de Benção (vantagem) que obteremos se obedecer:

 

10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.

 

11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

 

12 E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.”

 

_______________________________________________________________________

 

 

Mateus 7:1-5 


1“Não julgueis, para que não sejais julgados.

 

2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 

 

3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

 

4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

 

5  Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

 

 

** Muitos de nós estamos olhando para esses pontos negativos, para os “ciscos” que cada um carrega em vez de vermos nossas próprias fraquezas, que às vezes pode ser uma trave, estamos apontando nosso dedo para o cisco de outros...

 

Provavelmente porque nós mesmos  nos achamos perfeitos, tal qual se achava perfeito o Fariseu no evangelho de Lucas 18

Lucas 18
9 “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:

 

10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

 

11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.

 

12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

 

13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

 

14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”

 

 

**Quando, assim como esse Fariseu, colocamos nossa confiança em nós mesmos, desprezandos os demais, olhamos para as pessoas de cima para baixo, exaltando-nos, a nós mesmo, chamamos a atenção de Deus de forma negativa e ai de nada vai adiantar orar, fazer barulho, ofertar, dizimar, subir monte descer ladeira, fazer campanha, pois estaremos agindo como hipócritas perante Ele, mas vemos através de tantos versículos que o que nos leva a Ele é coração quebrantado, arrependimento, conversão, sinceridade, humildade, franqueza, pureza, principalmente o amor fraternal, vejamos: Quando trouxeram até Ele a mulher que foi apanhada em adultério, pedindo-lhe a aprovação para apedrejá-la, eles já tinham um veredito, já tinham decisão tomada a respeito da situação, pois se julgavam superiores, sem pecados, os verdadeiros “santos” em suas próprias opiniões, porem, ao consultar o Mestre ele respondeu:

 

       - Vamos fazer disso aqui um tribunal, ou seja, vamos julgar essa mulher...

Poderia ter dito: Com a medida que vocês medir serás medido

 

João 8:7 
Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro á atirar pedra contra ela.”e então, quando os acusadores a deixaram, ele disse à mulher:

“Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”

 

** O veredito que o Senhor tem é esse, perdão, amor, longanimidade, compaixão, mas o homem quer julgar, condenar, fazer valer a velha lei e deixar a (Graça) misericórdia para o o próximo usar

                                                  

** Uma passagem que gosto muito e faço minha base para doutrina

 

Não julgue os seus irmãos na fé

 

 

Romanos 14

 

1 Aceitem entre vocês quem é fraco na fé sem criticar as opiniões dessa pessoa. 

 

2 Por exemplo, algumas pessoas creem que podem comer de tudo, mas quem é fraco na fé come somente verduras e legumes. 

 

3 Quem come de tudo não deve desprezar quem não faz isso, e quem só come verduras e legumes não deve condenar quem come de tudo, pois Deus o aceitou. 

 

4 Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode fazê-lo vencer.

 

5 Algumas pessoas pensam que certos dias são mais importantes do que outros, enquanto que outras pessoas pensam que todos os dias são iguais. Cada um deve estar bem firme nas suas opiniões. 

 

6 Quem dá mais valor a certo dia faz isso para honrar o Senhor. E também quem come de tudo faz isso para honrar o Senhor, pois agradece a Deus o alimento. E quem evita comer certas coisas faz isso para honrar o Senhor e dá graças a Deus. 

 

7 Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. 

 

8 Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor. 

 

9 Pois Cristo morreu e viveu de novo para ser o senhor tanto dos mortos como dos vivos. 

 

10 Portanto, por que é que você, que só come verduras e legumes, condena o seu irmão? E, você, que come de tudo, por que despreza o seu irmão? Pois todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por ele. 

 

11 É isto o que as Escrituras Sagradas dizem: “Juro pela minha vida, diz o Senhor, que todos se ajoelharão diante de mim e todos afirmarão que eu sou Deus.”

 

12 Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Não faça os seus irmãos caírem

 

13 Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado. 

 

14 Por estar unido com o Senhor Jesus, eu estou convencido de que nada é impuro em si mesmo. Mas, se alguém pensa que alguma coisa é impura, então ela fica impura para ele. 

 

15 Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor. Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come. 

 

16 Não deem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom. 

 

17 Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá

 

18 E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos.

 

19 Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé. 

 

20 Por uma questão de comida, não destrua o que Deus fez. Todos os alimentos podem ser comidos, mas é errado comer alguma coisa quando isso faz com que outra pessoa caia em pecado. 

 

21 O que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado. 

 

22 Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto. Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer! 

 

23 Mas quem tem dúvidas a respeito do que come é condenado por Deus quando come, pois aquilo que ele faz não se baseia na fé. E o que não se baseia na fé é pecado.

 

** Dificil entender? Não, viva a medida que o Senhor te deu através da fé, deixe seu próximo viver a medida que o Senhor deu para ele mediante a fé dele! Não o julgue, não o despreze, olhe fixamente para o verso 3 acima! Se for pouco, leia esse capitulo duzentas vezes até que o Senhor vos abra o entendimento, pois com a medida que medir, serás medido, e da maneira que julgar serás julgado!!!

 

**Como também, da maneira que abençoar, serás abençoado, observe o tanto de versículos citados no inicio!

 

Vamos relembrar

 

Salmos 18

25 Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;
26 Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
 

 Vejamos tambem:   Mateus 18

 

21 Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: — Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?

 

22 Não! - respondeu Jesus. Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes. 

 

23 Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu fazer um acerto de contas com os seus empregados. 

 

24 Logo no começo trouxeram um que lhe devia milhões de moedas de prata. 

 

25 Mas o empregado não tinha dinheiro para pagar. Então, para pagar a dívida, o seu patrão, o rei, ordenou que fossem vendidos como escravos o empregado, a sua esposa e os seus filhos e que fosse vendido também tudo o que ele possuía. 

 

26 Mas o empregado se ajoelhou diante do patrão e pediu: “Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo ao senhor.”

 

27 O patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora. 

 

28 O empregado saiu e encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia cem moedas de prata. Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e começou a sacudi-lo, dizendo: “Pague o que me deve!”

 

29  Então o seu companheiro se ajoelhou e pediu: “Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei tudo.”

 

30 Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida. 

 

31 Quando os outros empregados viram o que havia acontecido, ficaram revoltados e foram contar tudo ao patrão. 

 

32 Aí o patrão chamou aquele empregado e disse: “Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. 

 

33 Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você.”

resultado

 

34 O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida.

 

COM A MEDIDA QUE MEDIRDES, SERÁS MEDIDO

                                                                                                            

                                                                                                              Pastor José Marcos Durão

—————

Voltar


Contato

IBRAK

Rua Teresa Cruz Augusto, 349 - Jd Mauá - Mauá - SP

11- 4576 - 1905