17/10/2018 17:45

COISAS QUE DEUS ODEIA

COISAS QUE

DEUS ODEIA

E ATÉ ABOMINA


Provérbios 6: 16-19

 

 

 

 

 

 

IBRAK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                  PASTOR JOSÉ MARCOS DURÃO

 

COISINHAS QUE DEUS ODEIA

 


Provérbios 6:16-19

 

 

16 Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: (DETESTA)


17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
 

1 - OLHOS ALTIVOS: ARROGANTES, ORGULHOSOS,

     Olhos altivos são um distintivo do ser humano, e indicam uma pessoa que se sente superior a outra, interagindo com ela com soberba e presunção. A própria expressão "olhos altivos" dá a impressão de alguém que olha para outra pessoa de cima para baixo, com desdém. Uma pessoa altiva normalmente é egoísta e prepotente, sempre tentando se destacar dos outros, não apresentando humildade.

 

2 - LÍNGUA MENTIROSA:

TIAGO 3

    1 Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.
    2 Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
   3 Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
   4 Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
   5 Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
   6 Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.
   7 Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana;
   8 a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.
   9 Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
   10 Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!                 .  11 Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?
 

 

 AINDA SOBRE  LINGUA:  * Se Deus não se agrada da língua mentirosa, por outro lado quem possui uma língua sábia, uma língua verdadeira, justa, integra, fiel, purificada, que profere apenas coisas boas, com certeza agradará a Deus.

Provérbios 12

19 "O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento.

 

 

3 - MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE: MATAM INOCENTE,

VIDA FISICA / VIDA ESPIRITUAL

 

** Talvez você esteja pensando....agora estou tranquilo! Eu nunca matei ninguém, como posso derramar sangue inocente? Bem, essas mãos que derramam sangue inocente têm haver sim, com violência, ou seja, vida física,  mas também estão diretamente ligadas às pessoas que muitas vezes dentro de uma igreja, talvez até por estar muito ocupada com os a fazeres do dia a dia, se descuidam de tratar daquele que são fracos na fé, e a Palavra recomenda a tomar cuidado, ter carinho com tais irmão:

 

Romanos 15 

1 Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os que são fracos. Devemos ajudá-los nas suas fraquezas e não tentar somente agradar a nós mesmos. 

2 Que cada um de nós procure agradar os outros, para o bem deles, a fim de ajudá-los a crescer na fé. 

 
** Sabemos amados que existe irmãos que por um motivo ou outro eu ou você passar e não abraçar, não pegar na mão, basta para entristece-lo e pode acontecer dessa pessoa se esfriar e até sair de nossa igreja e até se afastar dos caminhos Senhor; Poxa, a culpa é nossa? Olha a Palavra ai nos ensinando! E quando sabemos fazer e não fazemos, está escrito que  pecamos, ou seja, eu e você seremos culpado sim da alma que se perdeu, não significa que perderemos nossa salvação, mas um dia daremos conta ao Senhor!

 

 

4 - CORAÇÃO QUE MAQUINAM PENSAMENTOS PERVERSOS: TRAMA A MALDADE, PLANEJA O MAL

 

 “O coração que maquina pensamentos perversos...”

Podemos conhecer as pessoas de uma forma limitada. Limitamo-nos apenas em ver o exterior das pessoas, não conseguimos penetrar no interior, onde realmente está a essência do ser humano (coração / alma). Por mais que a psicologia tente, ainda não há como desvendar o que se passa no coração e na mente de um ser humano, o que estão realmente sentindo ou pensando.

 

Muitas vezes transmitimos uma imagem totalmente diferente daquilo que está em nosso interior. Podemos projetar coisas boas ou coisas ruins, independente do que está em nosso coração, porém, o Senhor conhece, o inimigo de nossa alma também, pois lê nossa face; Estamos preocupados com as coisa que Deus odeia, não queremos praticar atos odiáveis por Ele,por isso, devemos guardar o nosso coração de todo mal, e, Provérbios 4, 23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida".

Deus não se agrada das pessoas que tem um coração mal, com intenções perversas. Provérbios 11, 20,a "Abominação ao SENHOR são os perversos de coração...".

 

Enganoso e sem valor algum é considerado o coração daqueles que são ruins,

Provérbios 12: 20 "No coração dos que maquinam o mal há engano...”,

Provérbios 10 : 20 – “o coração dos perversos é de nenhum valor."  .

 

Devemos ter nosso coração como algo precioso, algo que agrade a Deus;

 

Devemos honrar ao Senhor com o que há em nosso coração e projetarmos coisas boas, coisas que ajudem o próximo a glorificarem a Deus, e com isso, estaremos Santificando o Nome do Senhor.

 

Salmos 24

3"Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?

4 “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração...".

 

Salmos 7

10 "O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração."

 

 

 

5 - PÉS QUE APRESSAM A CORRER PARA O MAL: APRESSA EM FAZER O MAL PARA SÍ, NÃO MEDE ESFORÇOS, NÃO SE IMPORTA COM FUTURAS CONSEQUÊNCIAS

 

** Muitas vezes apressamos nossos passos a caminho do mal, em busca do mal, pois nos sentimos irados, irritados, agimos no impulso e erramos, porque a palavra manda agir com cautela, ser-mos sóbrio, atencioso, calmo e principalmente caminhar sempre para o bem:

 

Efesios 6 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
 

Romanos 10, 15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

 

** Meus pés devem ter pressa de correr para coisas boas, coisas Divinas, coisas referentes ao Reino do Senhor, coisas que vão edificar a minha vida, a vida de meu próximo, de meu irmão, seja vida material ou espiritual; Para isso precisamos sim da ajuda do Senhor nos guiando, nos orientado, nos dando a direção, segurando sempre em nossas mãos para estar-mos sempre direcionados para o bem, mas..., quem manda em meus pés sou eu, meu cérebro dá a ordem segundo aquilo que está em meu coração, muitas vezes depende só de mim, quero ser odiado pelo Senhor?, pois “pés que se apressam a correr para o mal”, não foi eu que inventei, mas esta escrito: O SENHOR ODEIA!!! Costumo dizer, está escrito, não se discute.

6 - TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRA: QUE DIZ MENTIRA, INVENTA MENTIRA, DIFAMAÇÕES, PREJUDICA O PROXIMO

 

 

** Normalmente pessoas nessa condição, está tentando se livrar de algum erro, de alguma acusação, de alguma culpa e normalmente não mede esforço para tal, não se preocupa com o preço que tal pessoa vai pagar em seu lugar, muitas vezes um processo, um desemprego, ou mesmo uma simples bronca de um superior no trabalho ou mesmo em casa! Muito bem, se o mandamento diz que tenho que amar a Deus a cima de todas as coisas e á meu próximo como á mim mesmo!!! Pronto, não estou obedecendo, também estou encaixado, embutido, enquadrado, amarrado nas escrituras no versículo mais explicito que existe sobre quem é quem I João 3,10 “pratica a justiça, ama seu irmão? És filho de Deus. Se a resposta for... NÃO... és filho do diabo. (novamente, não foi eu o invetor disso viu, esta escrito) pode conferir...

 

 

 

 

7 - O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS:

LEVA FOFOCAS, DESENTENDIMENTOS, DESUNIÃO, INTRIGAS

 

 

Nas igrejas não existe isso, não necessitamos aumentar comentários. Amém.

 

 

I João 3,10 - Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é filho de Deus.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                   PASTOR JOSÉ MARCOS DURÃO

—————

Voltar


Contato

IBRAK

Rua Teresa Cruz Augusto, 349 - Jd Mauá - Mauá - SP

11- 4576 - 1905